Total de Visualizações

quarta-feira, 19 de setembro de 2012



RISCOS DO USO DE REMÉDIOS INIBIDORES DE APETITE




Muitas pessoas não medem esforços para emagrecer, colocando até mesmo sua saúde em risco. A procura de remédios para emagrecer aumentou muito no Brasil, assim como seu uso. De acordo com o relatório divulgado pela Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), órgão das Nações Unidas, as pessoas tem consumido cada vez mais esses tipos de remédios, correndo sérios riscos devido aos efeitos colaterais que podem ser causados. Segundo o presidente da Abeso (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), muitas pessoas que utilizam anfetaminas são obesas, mas apresentam algum problema relacionado à estética. De acordo com ele, são pessoas que pesam 55Kg, por exemplo, e tomam esses remédios para perder cerca de 2Kg. Estando essas pessoas sujeitas a sofrerem mais com os efeitos colaterais.

Algumas pessoas que tomam remédios para emagrecer, ao parar o tratamento com os medicamentos, aumentam mais o peso; tornando-se dependente de um anorexígeno, substâncias como fentermina, fenproporex, anfepramona e fendimetrazina, causando grande preocupação nos especialistas.

O remédio usado com este objetivo causa diferentes ações no organismo  muitos efeitos colaterais. O uso sem prescrição médica dessas substâncias pode causar efeitos como irritação, insônia, ansiedade, taquicardia, dor de cabeça, dependência, diarreia, deficiência de vitaminas lipossolúveis ( A, D, E, K), perda muscular, e etc.

Para um bom resultado é necessário o acompanhamento de um profissional especializado, respeitando o quadro do paciente e o uso determinado na indicação. A tendência de consumo dessas substancias deve ser vigiada, identificando possíveis exageros para que seja feito um controle dos canais interiores de distribuição.

Deve-se dar atenção, também, aos medicamentos que são vendidos ilegalmente pela Internet. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável pela fiscalização dos medicamentos disse que estabeleceu um convenio com a Policia Federal para localizar e fechar os sites que fazem esse tipo de comércio.

No entanto, ter consciência dos problemas que esses remédios podem causar, serve para fazer as pessoas mudarem de atitudes em relação ao uso e abuso desses medicamentos, procurando formas mais saudáveis de melhorar não somente a aparência, mas também a saúde.

Fonte: http://www.mundodastribos.com/os-riscos-dos-remedios-para-emagrecer.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário